CUIABÁ

PANDEMIA

Consultas nas UBS ultrapassam 50 mil nas três primeiras semanas de janeiro

Outro dado que demonstra aumento no atendimento: testes para detecção chegam a 46 mil kits

Publicado em

CUIABÁ

Assessoria

 

 

Todas as 65 unidades básicas e saúde de Cuiabá realizaram, juntas, 50.315 consultas nos dias úteis entre 3 e 21 de janeiro deste ano. Os dados foram extraídos do sistema e-SUS. Quase 63% desses atendimentos foram voltados para pessoas do sexo feminino e, dentro desse público, 0,8% são referentes a consultas de pré-natal, que estão sendo feitos com agendamento.

– NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do MT Notícias no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui!

O secretário-adjunto de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Edemir Xavier, destaca que esses números são apenas os que chegaram a ser registrados, já que, devido ao enorme fluxo de pacientes nas unidades, as equipes não estão tendo tempo hábil de registrar a produção no sistema. “São números registrados no e-SUS e, com certeza, existe muito mais devido à dificuldade de inserir os dados a todo momento”, explica.

Xavier classifica a situação atual como “atípica” pela quantidade de atendimentos e enaltece as equipes de saúde da família, que estão trabalhando a todo vapor, desde quando o prefeito Emanuel Pinheiro lançou, no final de dezembro, o Plano de Enfrentamento à Síndrome Respiratória Aguda Grave e à Síndrome Gripal, determinando que as UBSs atendam em livre demanda e, posteriormente, instituiu o atendimento sem intervalo para almoço.

Leia Também:  Prefeito lamenta falecimento de secretário de Várzea Grande, Fernando Sé

“O que estamos vivendo hoje é uma pandemia, uma coisa atípica, fora do comum daquilo que é preconizado a nível de Atenção Básica. Nós tínhamos expectativa de atendimento de um número que superou as expectativas 3, 4 vezes. Sem contar que muitos profissionais apresentaram resultado positivo para covid, outros estão de férias”, destaca o profissional.

Xavier completa “e ainda assim são 50 mil atendimentos individuais! 79 mil procedimentos, mais de 20 mil testes rápidos registrados nas unidades básicas. No tempo normal, nós jamais chegaríamos numa quantidade dessa. É como se em 30 dias a gente atendesse aquilo que demoraria 4 meses para atender”.

Outro dado que demonstra o quanto as unidades estão trabalhando nas últimas semanas é o que mostra a quantidade de testes rápidos de antígeno para detecção da covid-19: 46.800 kits distribuídos pela Vigilância Epidemiológica para a Atenção Primária, cujo estoque se esgotou no último dia 25. Desse total, 26.630 foram registrados até o dia 21 de janeiro, novamente mostrando o quanto as equipes estão trabalhando com afinco.

Leia Também:  Sugestão de pauta: Prefeito Emanuel Pinheiro lança construção do Hospital Veterinário
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Prefeito e secretária de saúde lamentam a morte de ex servidora do antigo PS

Publicados

em

O prefeito Emanuel Pinheiro e a secretária municipal de Saúde, Suelen Alliend lamentam profundamente a morte da ex servidora do antigo Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, Eracy de Campos, de 71 anos.

Eracy era técnica de enfermagem efetiva do antigo PS. Trabalhou no hospital durante 39 anos, na Central de Material e Esterilização – CME. Ela se aposentou em outubro do ano passado.

“Neste momento de profunda dor para os familiares e amigos da senhora Eracy, peço a Deus que conforte o coração de todos. É uma grande tristeza receber notícias como essa, sobretudo sobre uma pessoa que trabalhou a vida inteira em prol da saúde dos pacientes”, disse o prefeito.

“A senhora Eracy era conhecida por ser uma ótima profissional, muito dedicada ao trabalho no antigo Pronto Socorro. Estamos muito tristes com sua partida. Ela deixa um legado de carinho e de amizade”, falou a secretária Suelen.

Leia Também:  Prefeito lamenta falecimento de secretário de Várzea Grande, Fernando Sé

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA