CUIABÁ

LUTO

Líder da luta indígena morre de acidente vascular

Publicado em

Conversa de Bastidor

Foto: Arquivo pessoal

Uma das principais expressões da luta indígena em Mato Grosso, a anciã Ngaimotxi Kajkwakratxi, faleceu nessa quarta (26.01), aos 76 anos. Ela se notabilizou como uma das lideranças dos Tapayuna na luta pela demarcação do território tradicional da etnia, localizado no noroeste do estado, na região da bacia do rio Arinos, perto do município de Diamantino.

– NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do MT Notícias no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui!

Ngaimotxi estava internada no Hospital Municipal de Querência. A causa da morte foi parada cardíaca e Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI). Ela já havia sido hospitalizada recentemente. Entretanto, após receber alta, voltou a se sentir mal e foi internada novamente, porém desta vez não resistiu.

“Ngaimotxi era livro vivo de sabedorias atemporais dos Kajkwakratxi (como os Tapayuna se autodenominam) em seu território ancestral, até hoje não demarcado e ameaçado por invasões, grilagens, mineração e empreendimentos diversos”, comenta Gabriele Viega Garcia, arqueóloga e presidenta do Instituto Homem Brasileiro (IHB).

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mulher morre após bicicleta bater contra muro, em Santa Catarina
Propaganda

Conversa de Bastidor

ASSISTA: Celso Bala entrega óleo ungido para Bolsonaro

Publicados

em

Foto: Reprodução / Redes sociais

O pecuarista mato-grossense, Celso Gomes dos Santos, conhecido como “Celso Bala”, entregou ao presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL), um óleo ungido comprado em Jerusálem por sua irmã. ASSISTA O VÍDEO!

– NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do MT Notícias no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1 e no Grupo 2! Participe também do Grupo de Discussão

Celso viajou até Brasília na última semana para participar de um encontro com o presidente que reuniu mais de 100 empresários do agronegócio.

Enquanto entregava o presente, o conservador “profetizou” a vitória de Bolsonaro que teria sido instituído por Deus “para governar por oito anos e não quatro”.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Veja por onde passaram influencer e cão mortos em acidente nos EUA
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA