NA FILA PELA PRESIDÊNCIA
Janaína expõe interesses pessoais para controlar o MDB
Conversa de Bastidor

O embate protagonizado entre a deputada estadual Janaína Riva (MDB) e o deputado Júlio Campos, nesta terça-feira (14.11), deixa claro os interesses pessoais da parlamentar em controlar o MDB em Cuiabá.
Janaína deixou claro que o interesse conduzir o apoio do MDB à pré-candidatura do atual presidente da Assembleia para a Prefeitura de Cuiabá seria uma estratégia para abri a vaga na disputa pela Presidência da Assembleia para a próxima legislatura. As intenções ficaram evidentes quando ela rebateu o deputado Júlio Campos, ao comentar sobre a sucessão da presidência.
Em conversa com o parlamentar que é novato no Parlamento, Janaina afirmou que deputados mais antigos, como ela e Max Russi (PSB), estão “há mais tempo” na fila pelo comando da Mesa Diretora.
“A disputa é livre. Não é entre preferir um colega ou outro. Naturalmente o que estão há mais tempo tem esse anseio e aguardam para ocupar esses lugares. Até conversei com Júlio sobre isso e falei: O senhor chegou agora e nós já estamos na fila. Ele deu risada, mas é legitimo ele concorrer. Mas óbvio que conversamos sobre isso, principalmente em relação a antiguidade” , disse.
Júlio Campos (União) confirmou que colocou seu nome na disputa à presidência da Assembleia Legislativa e rebateu a tese da colega de Parlamento. “Ela está na fila [Janaina], Max está na fila, mas eu também entrei na fila, quem sabe posso furar essa fila”.
MDB em Cuiabá
Após a reeleição do ex-deputado Carlos Bezerra, os emedebistas travam uma disputa interna para definir o Diretório de Cuiabá. Janaína já declarou diversas vezes que o MDB não deve ter candidatura própria na capital e, se depender dela, apoiará Eduardo Botelho.
Diferente dela, alguns emedebistas como o deputado federal Emanuelzinho criticam esse entendimento e entender que o partido deve ser protagonista na disputa.

Conversa de Bastidor
MDB não chega a consenso para nomear direção em Cuiabá

O presidente estadual do MDB, Carlos Bezerra, tem até hoje para nomear a direção provisória da sigla em Cuiabá, para evitar uma possível intervenção nacional na capital mato-grossense. O impasse está entre a nomeação do deputado federal Emanuelzinho (MDB) ou da deputada Janaina Riva (MDB) como presidente. A disputa pelo comando da capital vem gerando troca de acusações entre os grupos do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) e de Bezerra com Janaina.
Conforme a reportagem apurou, um pré-acordo durante a conferência estadual, que reconduziu Bezerra à presidência da legenda, teria ficado estabelecido que a presidência da capital ficaria sob indicação de Emanuel Pinheiro. O tal acordo teria sido relevado porque o estatuto partidário na época estabelecia que a direção estadual que nomearia as direções provisórias.
Contudo, durante a convenção nacional, o estatuto foi modificado e, com isso, a direção nacional pode intervir em estados e municípios em caso de não houver convergência na escolha das direções partidárias, como ocorre em Cuiabá. Com essa modificação, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi (MDB-SP), encaminhou a lista da comissão provisória para que Carlos Bezerra nomeasse, fato que não ocorreu.
Diante disso, Bezerra e Janaina passaram a missão para que o deputado federal Juarez Costa fosse o escolhido da nacional para indicar a direção municipal. Contudo, Baleia Rossi já teria o entendimento de cumprir o acordo com Emanuelzinho. Rossi ainda tenta uma reunião com Juarez e Emanuelzinho para tentar por fim no impasse. Porém, Juarez tem justificado incompatibilidade de agenda. Diante do impasse, Baleia estabeleceu o prazo de uma semana para Bezerra nomear a comissão provisória em Cuiabá, que se encerra nesta quinta-feira (7).
Nos bastidores, o que se especula é que, caso Emanuelzinho seja nomeado presidente do MDB de Cuiabá, Juarez Costa poderia deixar a sigla em protesto. Porém, a tal ameaça não foi oficializada pelo parlamentar. O racha dentro do MDB ocorre desde 2020, entre o grupo do prefeito Emanuel Pinheiro e da deputada Janaina Riva. Ambos vislumbram assumir o partido no Estado após Bezerra deixar a presidência.
Leia a reportagem completa na edição de A Gazeta
-
AGRICULTURA4 dias atrás
Área de soja em Mato Grosso reduz em 100 mil hectares, conforme nova projeção do Imea
-
POLÍTICA7 dias atrás
Sérgio Ricardo inicia visitas técnicas em busca de soluções para combater desigualdades em MT
-
GERAL6 dias atrás
TRE-MT Aguarda Escolha de Novo Juiz-Substituto Entre Treze Advogados; Confira os nomes;
-
GERAL6 dias atrás
Fiscalização apreende 885 kg de pescado e solta 973 peixes nos dois primeiros meses de defeso da piracema
-
OPINIÃO5 dias atrás
O fulanismo na política
-
GERAL6 dias atrás
Homem surta e morre com overdose de cocaína após agredir esposa em Cuiabá
-
BRASIL5 dias atrás
Alexandre Pires é alvo de operação da PF contra garimpo ilegal
-
GERAL4 dias atrás
Policial civil aposentado atira em homem em academia em Cuiabá