Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

AOS 65 ANOS!

Caminhoneiro que caiu no ‘Portão do Inferno’ recebe alta após três meses internado

Publicado em

CIDADES

Sobrevivente, depois de despencar com o caminhão carregado com água mineral no Portão do Inferno, município de Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá), o caminhoneiro Daniel Francisco Sales, 65 anos, recebeu alta médica na segunda-feira (15), depois de três meses e 11 dias de internação no Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro (HMC)

 “O sentimento é de felicidade. Se eu fosse atendido em outro hospital, não sei se estaria vivo”, afirmou o caminhoneiro.

– NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do MT Notícias no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1 e no Grupo 2! Participe também do Grupo de Discussão.

“Ir para a casa é a melhor coisa do mundo. Foi ótimo o atendimento que eu recebi no HMC. Todos os profissionais foram atenciosos, médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. Sinceramente eu não esperava ficar tão bem, estou sem palavras para expressar minha emoção por estar vivo e recuperado. À administração da unidade hospitalar e aos profissionais da saúde recebam minha eterna gratidão”, completou.

O diretor-geral, Paulo Rós, da Empresa Cuiabana de Saúde Pública – ECSP, que administra o HMC,  informou que ao longo do período de internação o caminhoneiro passou por seis procedimentos cirúrgicos e 66 sessões na câmara hiperbárica, que ajuda no processo de oxigenação dos tecidos do corpo, favorecendo a granulação e cicatrização.

“O HMC ofereceu uma estrutura de primeiro mundo para o tratamento do senhor Daniel. Além das múltiplas fraturas e escoriações que ele sofreu, o agravante foi à fratura exposta do pé, fator este que necessitou das inúmeras sessões da câmara hiperbárica, equipamento revolucionário no Sistema Único de Saúde – SUS, pois são poucos hospitais públicos do país que dispõem desta tecnologia considerada primordial para evitar sequelas em decorrência de amputações”, informou Rós.

Segundo o médico e diretor-técnico do HMC, Vinicius Gatto, a agilidade no atendimento foi importante para salvar a vida de Daniel Francisco.

“O HMC é o único hospital no estado que possui um heliponto, que possibilitou receber com mais agilidade o senhor Daniel, transportado de helicóptero. E o atendimento com qualidade possibilitou a sua recuperação. Foram realizadas quatro cirurgias ortopédicas, uma cirurgia bucomaxilofacial, uma cirurgia plástica e uma arteriografia (exame diagnóstico). Foram sete dias internado na Unidade de Terapia Intensiva – UTI e depois transferido para a enfermaria com acompanhamento da neurologia, ortopedia, clínico geral, vascular, bucomaxilofacial e toda equipe multidisciplinar”, destacou.

O caminhoneiro espera voltar logo ao trabalho. Ele é morador da cidade  de Várzea Grande, casado e chefe de família. “Ainda tenho algumas limitações, estarei finalizando a minha recuperação em casa, mas com acompanhamento médico. Tenho que continuar com as sessões na câmara hiperbárica e tenho retorno já agendada no ambulatório do HMC, com os médicos ortopedista e com o cirurgião plástico”, disse.

“O pior já passou, estou transbordando felicidade, se eu pudesse gostaria de estender minha relação com os profissionais da saúde fora do hospital, espero um dia encontrar com todos para conversar e externar meu carinho para com eles”, enfatizou.

RELEMBRE

Daniel Francisco  ficou conhecido nacionalmente no último dia 04 de maio, após colidir com um paredão, e perder o controle do veículo. Na sequência, caiu no precipício, onde permaneceu por  cerca de quatro horas à espera do resgate. O caso ganhou repercussão nacional e foi considerado um milagre de Deus.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Várzea Grande está entre as 20 piores cidades do país no Ranking do Saneamento

Publicados

em

O Instituto Trata Brasil (ITB), em parceria com GO Associados, publicou a 16ª edição do Ranking do Saneamento 2024 com o foco nos 100 municípios mais populosos do Brasil. Conforme o levantamento, Várzea Grande aparece entre os 20 piores municípios do país.

Para produzir o ranqueamento, foram levados em consideração indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano-base de 2022, publicado pelo Ministério das Cidades. Desde 2009, o Instituto Trata Brasil monitora os indicadores dos maiores municípios brasileiros com base na população, com o objetivo de dar luz a um problema histórico vivido no país.

Dos 20 piores municípios do Ranking de 2024, a distribuição pelas regiões do país foi maior, sendo que Várzea Grande é a única cidade da região Centro-Oeste que aparece no levantamento, na 12ª colocação.

Conforme o instituto, a falta de acesso à água potável impacta quase 32 milhões de pessoas e cerca de 90 milhões de brasileiros não possuem acesso à coleta de esgoto, refletindo em problemas na saúde para a população que diariamente sofre, hospitalizada por doenças de veiculação hídrica.

Os dados do SNIS apontam que o país ainda tem grandes dificuldades com a coleta e com o tratamento de esgoto. Comparando os dados do SNIS, anos-base 2021 e 2022, a coleta de esgoto subiu de 55,8% para 56% – aumento de 0,2 p.p. – e o tratamento foi de 51,2% para 52,2%, aumento de 1 p.p.. De acordo com os dados mais recentes, mais de 5,2 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza diariamente.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA