CUIABÁ

BRASIL

Veja os detalhes da cela onde Sérgio Cabral ficará em Bangu 1

Publicado em

BRASIL

source
Veja os detalhes da cela onde Sérgio Cabral ficará em Bangu 1
Reprodução/Record

Veja os detalhes da cela onde Sérgio Cabral ficará em Bangu 1

Para quem passou exatos 25 anos ocupando e frequentando palácios como deputado, senador e governador, é uma mudança e tanto. Está certo que  Sérgio Cabral já havia se acostumado a cadeias — afinal, está preso desde 2016 —, mas vale lembrar que foi justamente a descoberta de regalias que desfrutava atrás das grades que o levou a ser transferido, na noite de anteontem, para uma penitenciária de segurança máxima. Ele trocou mordomias como um banquete de comida árabe e TV com acesso à internet no Batalhão Especial Prisional (BEP) da PM, em Niterói, pelo isolamento numa cela de cinco metros quadrados em Bangu 1, na Zona Oeste do Rio.

Nos dez primeiros dias na nova “casa”, de acordo com um prazo estabelecido pela Justiça, o ex-governador ficará em isolamento e dormirá em uma cama de alvenaria. Fora isso, a cela de Cabral só tem uma mesa e um banco, ambos de concreto, e um “boi”, espécie de latrina sem vaso sanitário, que nada mais é do que um buraco no piso.

Leia Também:  PF investiga esquema com criptomoedas de 'sheik' paranaense

Chegada em grupo

Após vistorias no BEP, Cabral mudou de endereço com seis outros presos: o tenente-coronel Cláudio Luiz de Oliveira e o tenente Daniel Benitez, policiais militares condenados pela morte da juíza Patrícia Acioli; o vereador e PM reformado Mauro Rogério Nascimento de Jesus, o Maurinho do Paiol; e os capitães Marcelo Baptista Ferreira e Marcelo Queiroz dos Anjos. O juiz Bruno Monteiro Rulière, que participou de uma inspeção, entendeu que a transferência foi necessária pelo “interesse da disciplina e averiguação dos fatos” e pela “inadequação da unidade para acautelar os referidos internos”.

Bangu 1 foi construído em 1987 para abrigar detentos de maior periculosidade, e, por isso, também passou a ser chamado de Cofre. O presídio tem 48 celas, distribuídas por quatro galerias. Uma delas foi esvaziada para a chegada dos novos ocupantes, já que Rulière determinou que eles fiquem isolados dos outros detentos. Um cenário bem diferente do visto no BEP, onde Cabral e seus “vizinhos” circulavam por espaços ao ar livre e, segundo relatos de pessoas que participaram das vistorias, trancavam seus “quartos” por dentro.

Leia Também:  RJ: Criminosos levaram apenas 4 minutos para abrir cofre de joalheria

O sol nasce quadrado

Um relatório elaborado em 2016 pela Defensoria Pública do Estado do Rio descreve como é Bangu 1. As celas possuem portas de aço com trancas reforçadas e duas aberturas: uma para possibilitar uma visão de seu interior; e outra para a entrega de refeições. Os detentos só têm direito a duas horas de sol por dia, no corredor de cada galerias. A luz entra por um quadrado gradeado no teto.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

SP: prefeitura anuncia alargamento do Córrego Santa Fé, em Perus

Publicados

em

Córrego Santa Fé, em Perus (SP)
Reprodução

Córrego Santa Fé, em Perus (SP)

O prefeito de São Paulo , Ricardo Nunes, visitou, na manhã desta terça-feira (28), a sede da Associação de Mulheres do Jardim Santa Fé em Perus, na zona noroeste da capital. Lá anunciou o início das obras de canalização do Córrego Santa Fé, cujo transbordamento provoca alagamentos na região.

“A Subprefeitura de Perus, por meio da prefeita Luciana (Torralles), fará o alargamento do córrego. Isso aumentará a calha e diminuirá a questão das enchentes. Não é uma obra que vai resolver 100%, mas reduzirá bastante o problema. Para fazer a obra que acabará com as enchentes precisamos fazer uma obra maior”, explicou Ricardo Nunes.

O evento contou com a presença do presidente da Câmara dos Vereadores de São Paulo, Milton Leite, que enfatizou a importância da ação promovida pela Prefeitura.

“O investimento nesta ação será grande. O prefeito Ricardo Nunes já autorizou fazer a licitação para a canalização do córrego Santa Fé. Dentro de um mês e meio, mais ou menos, as obras estarão em andamento e a comunidade terá mais paz. O Córrego de Santa Fé provoca enchentes feias”, disse Leite.

Leia Também:  SP: prefeitura institui benefício a quem acolher pessoas sem-teto

Para Marília Souza, diretora da Associação de Mulheres do Jardim Santa Fé, a iniciativa da Prefeitura ajudará a comunidade. “Hoje o prefeito veio conhecer nosso espaço e nosso trabalho. O mau cheiro desse córrego vai terminar com o que foi anunciado e em breve, com o alargamento, não teremos mais problemas com as enchentes”, afirmou.

Defesa dos direitos

A Associação Mulheres do Jardim Santa Fé é uma instituição privada, que iniciou suas atividades em junho de 1994, e desempenha ações de defesa dos direitos, especificamente o de mulheres em situação de vulnerabilidade, e ligadas à cultura e à arte. Realiza trabalhos sociais como entrega de leite e cestas básicas, assim como faz doações e sopa.


A entidade faz uso de área municipal, cedida por auto de cessão, onde foi construído um campo de futebol que passou por obras licitadas pela Subprefeitura de Perus. A empresa vencedora da licitação foi a Macor Engenharia, Construções e Comércio Ltda.

Leia Também:  PF investiga esquema com criptomoedas de 'sheik' paranaense

Foram investidos R$ 1.329.573,71 de recursos do Tesouro Municipal nas edificações. “Vamos deferir o pedido de cessão do terreno por 90 dias, para que seja dada a continuidade dos trabalhos”, declarou a subprefeita Luciana Torralles.

Sobre o campo de futebol

Entre os projetos já realizados no local destaca-se a realização do Festival da Consciência Negra em 2019, os projetos Guarás e Bem Bolado, times de futebol juvenil que tiveram seus uniformes custeados pelo presidente da Câmara, Milton Leite, em 2019.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Nacional

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA