CUIABÁ

AGRONEGÓCIO

Senar discute inovações tecnológicas na pecuária de corte

Publicado em

AGRONEGÓCIO


Brasília (25/11/2021) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveu, na quinta (25) sobre o tema “Pecuária de Precisão: inovações tecnológicas na Pecuária de Corte”.

A coordenadora da Central de Dados da Diretoria de Assistência Técnica e Gerencial (DATeG) do Senar, Júlia Barros, foi a moderadora do encontro. Os expositores foram o pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, Alberto Bernardi, e o cofundador e presidente da IRancho, Thiago Parente.

“Quando falamos em pecuária de precisão, as pessoas imaginam um robô ou algo de outro mundo, mas é um processo que começa com a informação e existe uma janela de oportunidades”, afirmou Júlia.

Thiago Parente destacou que os principais objetivos são maior rentabilidade e qualidade de vida e explicou os quatro pilares da tecnologia na pecuária de corte: genética, nutrição, manejo e gestão. Na opinião dele, a era da pós-informação será marcada pelo blockchain – rastreabilidade e garantia de origem –, aprendizado de máquina, inteligência artificial e modelos preditivos.

“A hora de começar é agora, pois toda tecnologia tem uma curva de aprendizado e implica em uma mudança cultural”, disse.

Leia Também:  Sistema FAES / Senar-ES participa da 3º edição da e-Agro na Bahia

O pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste fez uma apresentação sobre fazendas inteligentes com o uso da pecuária de precisão. Conhecidas como “smart farms” são propriedades rurais que usam tecnologias digitais para o gerenciamento, como sensores e equipamentos conectados, Internet das Coisas (IoT), drones, inteligência artificial e robótica.

Alberto Bernardi também apontou as etapas da pecuária de precisão – identificação animal, monitoramento, resultados, interpretação e recomendação e tratamento individual – e revelou as principais profissões emergentes na era digital.

Leia mais sobre o assunto:

Criado o Centro de Pecuária de Precisão

Senar Minas lança curso de Produção na Pecuária de Precisão

Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Sistema FAEMG e as boas práticas no uso da água

Publicados

em


Uma fazenda em 360 graus é uma das atrações do estande Sistema FAEMG que está conquistando o público do Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, no Expominas, em BH.

Nela, o público pode conhecer os ensinamentos e boas práticas disseminadas pelas áreas técnicas do Sistema FAEMG e, sobretudo, pelo programa Nosso Ambiente. A iniciativa reúne ações de assistência para a melhora hídrica das propriedades rurais, ensinando práticas de infiltração de água, tratamento de efluentes, saneamento, reaproveitamento da água da chuva, áreas de preservação permanente e reserva legal.
(clique aqui e acesse o álbum de fotos

Para a gerente de Meio Ambiente do Sistema FAEMG, Ana Paula Mello, o evento é oportunidade para que a entidade possa mostrar o trabalho que desenvolve e reafirmar o comprometimento do setor produtivo na defesa do meio ambiente, na sustentabilidade das propriedades rurais: 
 
 “Estou muito satisfeita com a participação do público no Simpósio. Nosso estande tem sido ponto de encontro de representantes de entidades como a Copasa, a Secretaria de Estado da Educação e de sindicatos rurais de várias regiões do Estado. Está sendo também uma boa oportunidade para mostrarmos nosso trabalho e expormos produtos, como geleias e queijos, de ex-alunos dos cursos do SENAR”. 
 

Leia Também:  Debatedores apontam inovação e capacitação como caminho possível para retomada do emprego
Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA