TRADIÇÃO
Duelo amador e profissional: abertas inscrições para Prova do Laço da 54ª Expoagro
A 54ª Expoagro contará ainda com o Fórum das Cadeias Produtivas, de 4 a 6 de julho
AGRICULTURA

Além do hipismo e do rodeio, outra grande atração esperada na 54ª Expoagro é a Prova do Laço. Nos dias 06 e 07 de julho, cavaleiros e amazonas, de todas as idades, se reúnem no Parque de Exposições de Cuiabá para disputar os duelos amador e profissional.
– NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do MT Notícias no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1 e no Grupo 2! Participe também do Grupo de Discussão
O diretor do Sindicato Rural de Cuiabá, Daniel Monteiro, destaca que a Prova do Laço é uma tradição na Expoagro. Além disso, valoriza o esporte equestre. “O evento abrange não só a competição em si, mas agrega amigos e família”, afirmou.
Outro ponto salientado por Daniel é a geração de empregos diretos e indiretos. “As provas envolvem diversos profissionais, como tratadores, treinadores, laçadores, entre outros. Fomenta o mercado do cavalo como um todo”.
As inscrições para a Prova do Laço estão abertas e podem ser realizadas por meio do telefone (65) 9.9996-6502 com Letícia Gabriela. E custam R$ 650,00. Podem participar competidores a partir de 6 anos. As disputas ocorrerão, a partir das 7h, nos dias 06 e 07 de julho, no Parque de Exposições de Cuiabá.
PROGRAMAÇÃO
A 54ª Expoagro contará ainda com o Fórum das Cadeias Produtivas, de 4 a 6 de julho, com palestras e conteúdos técnicos. Além disso, o evento terá ainda hipismo, cavalgada, cursos e oficinas gratuitas de capacitação, ministrados pelo Senar-MT. E atrações como rodeio e shows nacionais.
A abertura do rodeio será dia 7 de julho e, em seguida, ocorrerá o show do cantor Zé Felipe. No dia 8 de julho, os shows são com Grupo Sorriso Maroto e Dilsinho e, no dia 9 de julho, o encerramento é com a dupla Henrique e Juliano.
Os ingressos podem ser adquiridos nos seguintes locais:
CUIABÁ
– Bilheteria Musiva
– Casa de Festas Pantanal Shopping
– Casa de Festa Morada do Ouro
– Prime Eventos Shopping Estação
– Aleatory Shopping 3 Américas
– Paris6 Goiabeiras Shopping
VÁRZEA GRANDE
– Fast Escova Várzea Grande
– Aleatory Várzea Grande Shopping
VENDA ONLINE: ingressos.musiva.com.br

AGRICULTURA
Produção de mel ultrapassa 1 ton após conhecimento do SENAR-MT

Em seis anos de experiência como apicultor, Antônio Agêncio Pereira havia conquistado uma produção de 500 kg de mel mensalmente. Porém, em pouco mais de um ano, essa quantidade dobrou e hoje alcança a marca de 1,2 tonelada. A mudança, segundo o apicultor, iniciou em um curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicato Rural de Jaciara.
“Temos crescido muito com os cursos ofertados em apicultura. Desde 2015 eu só produzia 500 kg e depois que eu fiz a capacitação passei uma tonelada. Eu creio que estou no caminho certo e agradeço por todo o ensinamento”, destacou o apicultor que atualmente é o presidente da Associação de Apicultores do Vale do São Lourenço (Apivale), fomentada e criada após o treinamento.
Antônio percorreu mais de 70 km para participar do Dia de Campo de Apicultura da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) que foi realizado no município de Rondonópolis. Mas, não foi o único que se deslocou de sua cidade para adquirir mais conhecimento. O evento também contou com a presença de apicultores de Pedra Preta e Guiratinga.
“Participantes do curso de apicultura estão entusiasmados em conhecer mais sobre essa cadeia produtiva. É um universo muito rico. Já vamos pedir outro curso de apicultura e uma frente de ATeG ao nosso município”, afirmou a presidente do Sindicato Rural de Guiratinga, Juliana Mesquita Borges.
O evento de compartilhamento de experiências foi promovido pelo Senar-MT, por meio da ATeG. Foi um dos primeiros Dias de Campo dessa cadeia produtiva em Mato Grosso e reuniu 103 participantes, somando Rondonópolis e Alto Araguaia, as duas cidades que receberam eventos de apicultura, durante os 100 Dias de Campo.
Dentre os assuntos abordados estiveram beneficiamento da produção e técnicas de captura de enxame. Segundo Antônio Agêncio, foi uma oportunidade de aprender ainda mais sobre o ramo. “O dia de campo nos orienta mais do que já sabemos. Tivemos aulas de fundamental importância. O Senar-MT tem proporcionado um grande trabalho ao pequeno agricultor”, destacou.
Assistência Técnica
Além de presidente da Apivale, Antônio está entre os 150 apicultores atendidos pela ATeG do Senar-MT. Em Jaciara, os atendimentos iniciaram em 2022 e já beneficiam um grupo de 30 apiários. Os interessados devem entrar em contato com um dos 93 Sindicatos Rurais e solicitar atendimento.
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Dois casos de varíola do macaco são confirmados em Mato Grosso; outros seis suspeitos
-
CIDADES4 dias atrás
Tragédia envolvendo trator mata jovem de 18 anos em Colíder
-
POLÍTICA MT5 dias atrás
Márcia Pinheiro será candidata de oposição ao governo e pode criar confusão no MDB
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Homem de 42 anos desaparece no rio Teles Pires quando pescava com colegas
-
POLÍCIA1 dia atrás
Menino de três anos é estuprado enquanto passava o final de semana com o pai
-
CIDADES4 dias atrás
Engavetamento entre seis veículos deixa ferido e trânsito lento na Miguel Sutil
-
POLÍCIA4 dias atrás
Polícia Civil prende em flagrante homem que tentou matar companheira a pauladas em Tangará
-
POLÍTICA MT5 dias atrás
Bezerra afirma que emedebistas estão livres para apoio ao Senado e frustra Neri Geller